domingo, 17 de janeiro de 2016

Elaborar um orçamento doméstico e dicas

Costumam elaborar o orçamento doméstico para as vossas despesas? Eu costumo e hoje venho explicar-vos como faço o meu e algumas dicas que utilizo.


  1. Aponto as despesas mensais: Luz, água, TV cabo, combustível, renda, créditos, etc. 
  2. Aponto as despesas anuais: Seguros, vacinas da pulga, inspecções, etc.
  3. Somo todas as despesas anuais e divido por 12, tornando-as assim despesas mensais
  4. Somo as despesas mensais e as despesas anuais divididas por 12. 
  5. Ao valor do ordenado retiro o valor de todas as despesas.
  6. O valor que sobrou no ponto acima é o valor que tenho disponível para gastar durante o mês. divido esse valor por 4.32 o que vai dar o valor semanal que tenho disponível para gastar. 
  7. Eu costumo levantar ao Sábado porque faço os inventários e lista de compras ao Sábado de manhã e faço as compras no sábado à tarde (o meu menu começa ao Domingo). Podem escolher qualquer dia da semana, mas levantem sempre no mesmo dia.
  8. É com este valor da semanada que faço as compras do supermercado necessárias para a semana, a manicura, as compras de roupas ou sapatos, etc.
  9. Deixo sempre os cartões em casa. Arranjei uma caixinha e é lá que coloco os cartões durante a semana. Só pego no multibanco para pagar alguma das despesas mensais ou para levantar a semanada.
  10. O que sobrar da minha semanada ponho na caixinha das poupanças.
  11. Se gastar a semanada antes de acabar a semana, não levanto a próxima semanada antes da próxima segunda feira.

Obs.: Comecei a fazer o orçamento doméstico com o livro Poupança no Feminino. 
Apesar de ter comprado vários livros sobre orçamentos domésticos, este foi o único que realmente resultou comigo. (Noutro post mostro-vos o livro e faço um resumo)

2 comentários:

  1. Parece me bem pensado este método, vou esperar os próximos posts para ver se tiro ideias para melhor organizar o meu :)
    Bjs

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...