Estes diferentes tipos variam de acordo com a forma do orifício (redondo ou alongado), o comprimento e o bico (aguçado, rombo, redondo ou facetado).
Para cada tipo existem vários tamanhos; quanto mais elevado for o número, mais pequena e fina será a agulha.
Ao escolher a agulha, considere o género de trabalho a executar, a estrutura do tecido e o seu peso e ainda a espessura da linha.
Como regra, uma agulha deve ser suficientemente fina para penetrar facilmente no tecido e suficientemente forte para não se encurvar ou partir. As agulhas de orifício alongado são próprias para coser com linha grossa ou de vários fios.
Costura à mão em geral:
Este grupo de agulhas é utilizado para os trabalhos de costura vulgares. Estas agulhas têm, na sua maioria, o bico pontiagudo e existem numa gama de tamanhos suficiente para permitir usá-las para coser a maior parte dos tecidos.
- Agulhas de bico normal: De bico aguçado, são as mais comuns. De comprimento médio e orifício redondo, são próprias para quase todos os tecidos.
- Agulhas para acolchoar: Sendo mais curtas, permitem dar pontos miúdos em tecidos pesados e volumosos.
- Agulha longa: A agulha mais comprida deste grupo. É utilizada para alinhavar.
- Agulhas de bico redondo: O bico redondo permite uma melhor penetração entre os fios dos tecidos de malha.
- Agulhas fáceis de enfiar: Apresentam uma ranhura na parte superior do orifício por onde a linha penetra.
Trabalhos de agulhas:
Este grupo de agulhas de mão é utilizado num vasto número de trabalhos como bordar, enfiar pérolas e aplicar lantejoulas.
- Agulhas de bordar: São agulhas de bico normal e de comprimento médio. O orifício alongado permite enfiar linha para bordar de vários fios.
- Agulhas para lã: Aguçadas e resistentes, são próprias para bordar com lã.
- Agulhas para enfiar pérolas: São finas e longas, apropriadas para enfiar pérolas e aplicar lantejoulas.
- Agulhas para tapeçaria: São grossas e apresentam o bico rombo. Indicadas para trabalhos de tapeçaria, podendo também ser usadas como enfiadores de elástico.
Passajar:
As agulhas deste grupo são utilizadas essencialmente para passajar. Variam de comprimento e de diâmetro de modo a melhor se adaptarem aos vários tipos de trabalhos de passajar e remendar.
- Agulhas para passajar algodão: São usadas para passajar tecidos de algodão ligeiro e lã.
- Agulhas longas para passajar: Semelhantes às anteriores, mas mais compridas, o que as torna indicadas para fazer passagens em buracos de maiores dimensões.
- Agulhas de passajar com lã: Agulhas compridas e grossas próprias para passajar com lã.
Trabalhos especiais:
Estas agulhas de mão são ideais para trabalhos que exigem agulhas muito resistentes. A agulha para luvas e a agulha para lona apresentam bicos facetados que perfuram o material de modo que os orifícios produzidos não o rasguem.
- Agulha para luvas: São pequenas e de orifícios redondos. O seu bico triangular permite perfurar o cabedal, os materiais vinílicos ou o plástico sem os rasgar.
- Agulhas para lona: São semelhantes às agulhas para luvas, excepto no facto de o seu bico triangular se prolongar pela lâmina acima. São utilizadas para coser lona e cabedal resistente.
- Agulhas curvas: São indicadas para coser estofos, abat-jours e onde quer que a sua utilização seja mais cómoda que a das agulhas direitas.
Sem comentários:
Enviar um comentário