Uma vez equipado o seu cantinho de costura com os elementos básicos, pode agora dedicar-se à tarefa de planificar a arrumação mais eficiente para os materiais e utensílios, aproveitando o melhor possível o espaço disponível.
Como em qualquer local de trabalho, o segredo da planificação reside em colocar à mão tudo aquilo de que provavelmente irá necessitar, considerando prioritários os objectos a que recorre constantemente. Com efeito, desperdiçará tempo e energia se, de cada vez que precisar da tesoura ou de um novo carro de linhas, tiver de se levantar da cadeira.
Procedendo a uma planificação lógica e cuidadosa, conseguirá poupar esforço e assim aumentar a sua eficiência e o seu prazer em costurar .
Dedique-se a esta tarefa com espírito cientifico, como o faria um especialista de métodos de trabalho ao organizar a cadeia de produção de uma fábrica.
Coloque-se na posição de trabalho junto à mesa de corte e pense no equipamento que provavelmente irá utilizar - papel de molde, tecido, alfinetes, giz de alfaiate, tesoura, etc. Procure tê-lo ao seu alcance quando se desloca em torno da mesa.
Sente-se à máquina e elabore uma lista de tudo o que utiliza normalmente quando cose - acessórios da máquina, linhas, fitas, botões, colchetes e molas, tesoura, moldes e instruções e todas aquelas pequenas coisas que variam consoante o tipo de trabalho em mãos.
Procure arrumar todo o material que anotou na sua lista de modo a alcançar facilmente cada objecto se que tenha de se levantar da cadeira. Se a sua mesa de trabalho tiver gavetas, guarde nas de cima aquilo a que recorre com mais frequência. Destine as gavetas ou prateleiras inferiores para equipamento pouco utilizado e para restos de tecidos.
Se, quando trabalha à noite, usa um candeeiro ou um foco ajustável, coloque-o de forma que o interruptor se encontre facilmente acessível.
Tenha ao seu alcance um cesto de papéis para manter o chão limpo e a superfície de de trabalho livre de desperdícios.
A desordem é inimiga do trabalho eficiente. Tenha onde guardar todo o seu equipamento, em especial os objectos muito pequenos, que se perdem facilmente. Igualmente importante é saber onde guarda tudo o que precisa para não perder tempo em buscas inúteis.
Os boiões de vidro são úteis para guardar fitas, linhas, fechos de correr, etc., pois permitem que se veja, num relance, aquilo que contêm. Os melhores sãos os de tampa de rosca.
Uma mala de viagem, que pode ser arrumada facilmente debaixo da cama, pode servir para guardar os tecidos.
As latas de bolachas podem servir para guardar artigos mais pequenos. coloque uma etiqueta na lata para não precisar de abrir para saber o que contém cada uma.
Cestos de vime são práticos para arrumar artigos de retrosaria como fita métrica, dedal, agulhas, alfinetes, linhas, etc.
Caixas de ferramentas com tabuleiros articulados também são uma boa opção de arrumação, onde pode arrumar os utensílios maiores no fundo e os menores nos tabuleiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário