quarta-feira, 7 de junho de 2017

O cantinho de costura - A escolha do local

O primeira coisa a fazer é decidir o local onde poderá trabalhar com o máximo de eficiência, perturbando ao mínimo as outras actividades.
As condições básicas que tem de ter em atenção são espaço, luz e acesso a tomadas. 
Escolha um local o mais claro e alegre possível.

Espaço: 
Um espaço de costura especialmente concebido para esse fim terá zonas definidas para dispor os moldes, cortar, coser, passar a ferro, provar, armar, e ainda espaço disponível para arrumações e que permita liberdade de movimentos.

Se tiver de improvisar um cantinho de costura, procure em primeiro lugar um cantinho onde possa acomodar a máquina, uma mesa de corte e uma tábua de engomar e que proporcione espaço suficiente para trabalhar confortavelmente sem se sentir apertada. Se ainda lhe sobrar espaço livre, melhor.
Para cortar o tecido, é-lhe indispensável uma superfície ampla, com cerca de 180cmX90cm no mínimo, a que tenha acesso, se não por todos os lados, ao menos por dois dos lados (A minha mesa tem 178cmX75cm e tenho acesso por 3 lados).
Em caso de necessidade, poderá ter de utilizar a mesa de corte para coser à máquina. É conveniente contar ainda com espaço suficiente para manter a tábua de engomar armada, para que possa ir passando a ferro à medida que vai concluindo as diversas fases da confecção.

Luz natural: 
A luz do dia é essencial para cortar, coser e combinar as cores. O local mais indicado para a mesa de corte é junto de uma janela, mas de forma a que a sombra do seu corpo não se projecte sobre o tampo. A máquina de costura deve colocar-se igualmente próxima de uma janela, de preferência perpendicularmente a esta, de modo de que a luz incida dobre o trabalho.
A luz em excesso é tão prejudicial como a luz insuficiente. A montagem de persianas numa janela virada a sul atenuará a claridade ofuscante dos dias de Verão.

Iluminação: 
A luz artificial deve iluminar generosamente as zonas de trabalho e deixá-las livres de sombras. Para a iluminação do tecto, é preferível  utilizar tubos fluorescentes em vez das lâmpadas vulgares, pois, num espaço amplo, aqueles difundem a luz mais uniformemente. (Tenha em atenção, no entanto, que a luz fluorescente pode alterar as cores; os tubos "luz do dia" são uma luz neutra que permitem harmonizar cores com grande rigor.) Focos ou candeeiros de secretária ajustáveis estão indicados para trabalhos de pormenor.


(Nota: Texto retirado d'O grande livro da costura - Selecções do Reader's Digest)

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...