quinta-feira, 8 de junho de 2017

O cantinho de costura - O equipamento

Em primeiro lugar considere a mesa de corte, a superfície de trabalho mais necessária e de maiores dimensões e o ponto crucial de toda a disposição das peças do molde antes de cortar. O ideal seria uma mesa de corte exclusivamente para esse fim, solução inviável a menos que disponha de uma divisão só para a costura.
Uma mesa dobrável é uma solução prática no caso de espaços mais reduzidos pois, quando não está em uso, pode ser fechada e arrumada.
Caso tenha de trabalhar num quarto de dormir de pequenas dimensões e de utilizar a cama para proceder ao corte de tecido, cubra-a com uma placa de aglomerado de madeira com o tamanho máximo que permita guardá-la convenientemente debaixo da cama.
Em seguida, considere a máquina de costura. Uma vez que se trata de um objecto pesado para ser deslocado constantemente de um lado para o outro, o melhor será colocá-la na posição definitiva. Se a sua máquina não se encontra integrada num móvel ou gabinete, mantenha-a sobre a superfície onde irá ser utilizada ou o mais próximo possível dela. Esta superfície, resistente e firme, deve encontrar-se a cerca de 75cm do chão, medir 85 a 100cm de comprimento e 45 a 50cm de largura aproximadamente.
A costura a preceito exige o cuidadoso emprego do ferro em todas as fases do trabalho. necessita, portanto, de uma tábua de engomar grande e sólida -  A melhor que puder adquirir. Onde o espaço for limitado, a tábua de engomar - quando não estiver em uso - pode ser pendurada numa parede ou guardada num armário ou num roupeiro. Os ferros de engomar de vapor com termóstato são os mais indicados para assentar as costuras e pinças. Para tecidos pesados e para a confecção de alfaiate, utilize um ferro mais pesado.
Para quem confecciona o seu próprio vestuário. é indispensável possuir um espelho de corpo inteiro, que pode ser fixado na porta de um armário ou de um roupeiro ou numa parede. Ao escolher o local para a colocação do espelho, certifique-se que dispõe de espaço livre suficiente para se poder pôr à sua frente.
Um manequim, embora de difícil arrumação, é um auxiliar tão precioso que lhe deve dar prioridade ao considerar o equipamento do seu cantinho de costura.

(Nota: texto retirado d'O grande livro da costura das selecções reader's digest) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...