Se, por um lado, pouco ou nada pode fazer em relação às dimensões e à forma do seu cantinho de costura, por outro lado, tal como acontece numa cozinha, o facto de criar a atmosfera apropriada contribuirá significativamente para minimizar quaisquer inconvenientes essenciais.
Na decoração escolha cores claras, em especial nos locais com pouca luz. As madeiras escuras podem tornar-se mais alegres se as cobrir com algumas demãos de tinta ou se as raspar até obter o tom natural.
Para coser à máquina durante longos períodos, utilize uma cadeira cómoda e de espaldar direito. Uma cadeira regulável , do tipo utilizado em escritórios, pode ser útil se também precisa de estar sentada ao cortar e a passar a ferro, já que para o efeito uma cadeira normal seria demasiado baixa.
Para aquecimento, evite usar aparelhos de chama exposta ou que incluam elementos que possam inflamar os tecidos. Um termo-ventilador com regulação de calor e frio aquece no inverno sem qualquer perigo e é útil no verão para arrefecimento.
Evite trabalhar num ambiente húmido, pois a humidade pode provocar oxidação nos objectos metálicos ou o aparecimento de bolor nos tecidos.
Para que a cor dos tecidos não se altere, proteja-os da luz solar directa. Não guarde cabedal em locais aquecidos onde este poderá ficar ressequido e, portanto, quebradiço.
Finalmente, o mais importante - a segurança.
Certifique-se de que os fios e as ligações à terra de toda a aparelhagem eléctrica se encontram em perfeitas condições e utilize as tomadas apropriadas.
Não deixe fios eléctricos estendidos pelo chão em locais onde poça tropeçar neles.
Desligue os aparelhos eléctricos quando estes já não estiverem a ser utilizados.
Guarde produtos lubrificantes e utensílios que possam ferir fora do alcance das crianças.
(nota: texto tirado d'O grande livro da costura das selecções do reader's digest)
Sem comentários:
Enviar um comentário