quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Tesouras

Existem vários tipos de tesouras e acessórios de corte.
Eu utilizo tesouras, cortador circular, corta linhas e o descosedor/desmancha.

- A tesoura de tecido:
Enquanto não consigo encontrar uma tesoura de alfaiate à venda, tenho uma tesoura comprida e bem afiada que uso somente para cortar tecido. Assim evito que a tesoura perca o fio e comece a "mastigar" o tecido.
A tesoura de alfaiate é melhor pois permite cortar o tecido sem o levantar, visto que as lâminas ficam apoiadas na mesa à mesma altura da pega da tesoura.

- A tesoura de papel/manta:
Utilizo esta tesoura para cortar papel, manta acrílica, entretela, "sanduíches" de tecido e manta, etc. Também utilizo esta tesoura para cortar ganga pois, por ser mais grossa, também acaba com o fio da tesoura mais rapidamente.

- A tesoura de pontas aguçadas:
Utilizo para cortar algumas linhas que possam ter ficado nos trabalhos, para dar os "piques" nas costuras e para cortar as coisinhas miudinhas em que as outras tesouras se tornam demasiado grandes.

- O cortador circular:
Utilizo com uma placa de corte e com uma régua especial. É preciso ter muito cuidado no manuseamento do cortador. Para mim é ainda mais perigoso que um x-acto.
Devem ser aplicadas as mesmas regras das tesouras.

- Corta linhas:
Tenho sempre o meu ao pé da minha máquina de costura. Apesar da minha máquina ser antiga já tem um corta linhas incorporado na haste onde o calcador é encaixado mas, por já ter muitos anos, encontra-se "cego" e já não corta as linhas em condições. Utilizo o meu corta linhas para cortar as linhas da máquina de costura.

- Descosedor/Desmancha:
Para mim é indispensável. Tenho vários e são muito úteis para desmanchar as costuras quando fazemos alguma coisa mal. Para mim é mais rápido desmanchar com um descosedor do que com uma tesoura.
Também serve para abrir as casinhas de botão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...