terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Como cuidar da sua máquina de costura

Hoje deixo-vos umas dicas que vão ajudar a manter a sua máquina de costura em boas condições.

-> Limpar e olear a máquina frequentemente:
É importante limpar e olear frequentemente a sua máquina de costura para a manter sempre em excelentes condições. Deve desligar a máquina da corrente elétrica, retirar o calcador, a agulha, a chapa da agulha e as pecinhas da caixa de bobina. De seguida, deve limpar a zona da caixa de bobina e da chapa da agulha com um pincel, sempre de trás para a frente, de modo a tirar todos os fiapos de linha e lixo que possam ter ficado acumulados. Limpe as peças que retirou da máquina com um pano seco e suave e coloque umas gotinhas de óleo nos sítios indicados no manual de instruções da sua máquina. Volte a montar todas as peças e costure um pouco num retalho de tecido para o óleo entrar nos mecanismos e para não correr o risco de sujar o tecido do seu trabalho com algum excesso de óleo.
Não se esqueça que o óleo também deve ser de boa qualidade.

-> Utilize apenas agulhas de boa qualidade e que estejam em perfeitas condições:
Uma boa agulha é meio caminho andado para um ponto bonito e certinho.
Troque a sua agulha quando esta já não se encontrar afiada, já tiver dificuldade em entrar no tecido e já se apresentar torta, por exemplo.
Uma agulha que não esteja em condições pode até acabar por estragar a sua máquina de costura. Uma agulha torta pode bater no calcador ou nas peças do interior da sua máquina, acabando por partir ou deixar a sua máquina bloqueada e, por conseguinte, estragar o seu trabalho.
Também é muito importante usar a agulha certa para o tipo de trabalho que está a efetuar. Tecidos diferentes requerem agulhas de espessuras diferentes.

-> Utilize linhas de boa qualidade:
Uma boa linha não deixa só um trabalho mais bonito como também ajuda a sua máquina de costura a ficar com menos lixo no interior. Linhas de qualidade inferior podem-se desfazer e partir mais facilmente deixando pedaços no interior da sua máquina.

-> Tape sempre a sua máquina de costura quando não a estiver a utilizar:
Fazer uma capinha para a sua máquina é bastante fácil e um projeto muito divertido. Poderá fazer uma capa simples ou dar asas à sua imaginação com bordados e aplicações.
Uma capa irá evitar que entre pó nas partes sensíveis da sua máquina e evitará que os raios solares a estraguem.

-> Canelas/Bobines:
Utilize sempre as bobines recomendas pelo fabricante da sua máquina.
Existem diversos modelos de bobines, sejam de plástico ou de metal, mas é muito importante que utilize o modelo correto. O modelo de bobine que não seja o indicado para a sua máquina poderá fazer com que o ponto salte, por exemplo, e também poderá sanificar os componentes da máquina.
Quando for comprar as canelas/bobines leve sempre uma das suas para mostrar na loja.
Se por acaso comprou uma máquina em segunda mão, e a máquina não trouxe as bobines, aponte a marca e o modelo da máquina ou leve a máquina diretamente à loja para lhe ajudarem melhor.

-> Revisão:
Além da manutenção periódica que poderá ser feita em casa, ates ou após casa dia de costura, deverá levar a sua máquina a um técnico especializado de vez em quando para ser feita uma limpeza mais a fundo a fim de limpar todos os mecanismos da máquina. Esta revisão deverá ser feita conforme a utilização que é dada a máquina.

8 comentários:

  1. Não sabia q era preciso "desmanchar" isso tudo para olear a máquina! Eu limito-me a pôr óleo nos buraquinhos! Mas vou passar a fazer assim.Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha Oliva tem alguns 12 sítios onde se tem de colocar óleo. Mas os mecanismos estão à vista debaixo da máquina, o que não acontece com as máquinas novas. Por isso é que convém levar à loja de vez em quando para eles meterem óleo nos mecanismos que estão escondidos dentro do plástico. :)

      Eliminar
    2. Pois é.Mas eu sempre fiz assim, o que é " encharco-as" um bocado.Nunca me avariaram.Tenho Singer e Bernina antiga.

      Eliminar
    3. dizem que as berninas são as melhores...
      Tem de me mandar umas fotos das suas máquinas. Adoro ver máquinas antigas :)
      Eu gostava de mandar a minha oliva para restauração, mas ainda não consegui encontrar quem restaure máquinas de costura aqui na zona.

      Eliminar
    4. Hei-de mandar-lhe fotos sim.A sua Oliva tem q ir procurando técnico.Há-de acabar por encontrar.

      Eliminar
    5. Aqui ao pé de mim só há 3 lojas da Singer e duas são do mesmo dono e Não fiquei muito satisfeita quando lá fui fazer a revisão da oliva. limitaram-se a mudar um tensor, e a meter óleo no motor da máquina. Um amigo tinha-me oferecido a máquina e como eu nunca tinha usado levei-a para fazer uma revisão a fundo... fiquei desiludida... Nem sequer limparam os furinhos onde se põe o óleo ou verificaram a alavanca que baixa e levanta os dentinhos da máquina. Fui eu que tive de limpar os furinhos.
      Enfim ando à procura de outro técnico, mas está difícil aqui na zona...

      Eliminar
    6. Cá espero ansiosamente pelas suas fotos :)

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...