sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Agenda Kakebo 2015

(Imagem tirada de www.kakebo.pt )


Vi esta agenda num blogue espanhol e fiquei muito curiosa.
Chama-se Kakebo e é um livro/Agenda de poupança doméstica. Também traz um mini kakebo de bolso, muitas vezes chamado de "passaporte".
O "passaporte"/kakebo de bolso é um caderninho que funciona como um pequeno diário e podemos levá-lo dentro da mala, sempre que saímos de casa. O passaporte deve ser preenchido a lápis, para que possamos apaga-lo e voltar a preencher sempre que necessário.
Devemos preencher cada coluna com o dia e o mês a que é referente de depois apontamos as despesas nas categorias correspondentes e quando chegamos a casa, no final do dia, passamos para o kakebo e fazemos as contas.

O Kakebo existem em várias versões e a minha versão é a que está na imagem. A minha versão começa em Janeiro e acaba em Dezembro de 2015. Existe uma versão que não tem os meses e assim pode ser iniciada em qualquer mês do ano.
Como ainda estamos em Janeiro eu resolvi comprar o que inicia em Janeiro e acaba em Dezembro.

Nas primeiras páginas temos uma "aula teórica" sobre o que é o kakebo, o significado do seu nome, uma breve explicação sobre o seu funcionamento e uma pequena aula de história.
Nas páginas seguintes temos imagens das várias páginas da agenda e quadros com explicações de como devemos preencher cada espacinho da agenda. Temos também um pequeno exercício para nos ajudar a separar as várias despesas pelas categorias correspondentes.
O livrinho está dividido semanalmente. Cada semana está dividida com os sete dias da semana e cada dia está dividido em quatro categorias, para podermos separar as despesas. Ao lado da tabela dos dias da semana está uma tabela onde podemos fazer as somas das diferentes parcelas das diferentes categorias e dos vários dias da semana para sabermos quanto gastámos nessa semana.
O livro tem várias dicas para nos ajudar a poupar.


Vamos lá ver se é desta que consigo "pôr mão" nas minhas contas. Já experimentei tantas maneiras e nenhuma resultou comigo. Vamos ver se é desta...

Comprei a minha no site da FNAC. Custa 14,39€ sem cartão e 12,95€ com cartão. Na realidade, só paguei 2,95€ pela minha. Tinha 10€ disponíveis no meu cartão e resolvi usá-los na compra do meu kakebo. :)
Foi a primeira vez que fiz uma compra no site da FNAC e fiquei muito satisfeita.
Fiz a compra na Quarta-feira à noite, paguei ontem de manhã e hoje às 10h já estava o carteiro a tocar à campainha de casa. Sem falar que o serviço de apoio ao cliente deles foi 5 estrelas pois tive problemas com as referências e entidades que eles me deram para fazer o pagamento e eles prontamente foram arranjando soluções para o problema.

Por baixo da imagem está o link do site do kakebo e lá podem encontrar mais informações, fotos e explicações sobre este livro de contas da poupança doméstica.

E agora, com licença, que vou ler e preencher o meu...

:)

7 comentários:

  1. ahahah a querida Deo para poupar começa logo a gastar dinheiro nesse caderninho?!!! :-):-):-):-):-)
    Basta uma agenda normal ou uma simples sebenta de 0.60 centimos para anotar as despesas menina! No meu tempo até em papel de cartucho as donas de casa faziam esse control! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade o que diz, mas eu sou muito despistada no que diz respeito a contas... Já tentei fazer num caderninho normal, mas acabo por deixar de lado. Pode ser que com este me dê melhor, pois tem ilustrações e dicas...

      Eliminar
    2. ihihihih que consumiasta me saiu! :-)
      Precisa de ser motivada com um caderninho caro e todo catita para poupar! :-):-):-):-)

      Eliminar
    3. Confesso... apanhou-me :) kkkk
      De vez em quando tenho assim... umas recaídas no meu espírito consumista e comprador por impulso.
      Ao menos a minha recaída foi só de 2,95€. kkkkkkkk

      Eliminar
    4. Sim, só 2,95 por uma coisa q com 0.60 centimos resolvia com uma sebenta por vários anos! kkkkkkkkk ;-):-);-):-);-):-):-):-);-)
      Deixe lá....eu sou pior....de vez em quando faço cada compra para depois ficar no canto!....

      Eliminar
    5. Eu ultimamente ando-me a portar bem. Tenho comprado só coisas necessárias, mas pronto de vez em quando lá sai asneira. :)

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...