Pontos manuais:
Ponto adiante:
O ponto adiante ou de alinhavo utiliza-se para unir duas ou mais partes em tecido ou alinhavar bolsos, galões e outros elementos, assim como para marcar linhas. Executa-se da direita para a esquerda. Os pontos são alternadamente visíveis pelo direito e pelo avesso. O comprimento do ponto depende da resistência pretendida para os pontos. Também se pode franzir ou embeber com pontos adiante curtos.
Ponto atrás:
Pelo direito do tecido, este ponto vê-se apenas como um pontinho. É utilizado sobretudo para aplicar fechos de correr. Executa-se da direita para a esquerda. Depois de se passar a agulha para o direito, volta-se atrás um a dois fios de tecido, espetando para o avesso, avança-se cerca de 5mm no avesso, espeta-se a agulha de novo para o direito. Repetir os passos.
Ponto de pesponto:
É o ponto mais resistente de todos os pontos feitos à mão, contudo, actualmente, só é utilizado para costuras muito curtas ou para reforçar costuras quando não compensa utilizar a máquina de costura.
Espetar a agulha para o avesso, voltar a espetá-la para o direito cerca de 5mm depois. Voltar a espetar a agulha cerca de 3mm para trás, voltar a passar a agulha para o direito após o dobro do comprimento do ponto (aproximadamente 6mm). Voltar a introduzir a agulha no ponto de saída anterior, trazer a agulha de novo para o direito após o dobro do comprimento do ponto e assim sucessivamente. Executar o ponto da direita para a esquerda.
Ponto escondido:
Este ponto é utilizado principalmente para aplicar forros . Também pode ser utilizado para unir duas beiras de tecido reviradas sobre o avesso. O forro cose-se do seguinte modo: Espetar a agulha no vinco do tecido de forro, voltar a trazer a agulha para fora após o comprimento do ponto. Espetar a agulha nos valores de bainha ou na guarnição exactamente sob o ponto em que a agulha foi trazida para fora, não passando a agulha para o lado direito da peça de vestuário. Voltar a trazer a agulha para fora após o comprimento do ponto. Espetar a agulha no vinco do forro no ponto de saída da agulha e assim sucessivamente. Ao coser duas beiras reviradas sobre o avesso, espetar a agulha alternadamente numa beira do vinco e na outra.
Pontos à máquina
Ponto de pesponto:
Também chamado de ponto a direito é executado por todas as máquinas e é o mais importante. Serve para todos os trabalhos de costura com excepção do chuleio dos valores de costura. O ponto de pesponto também serve para embeber ou franzir. Não deixar formar preguinhas ao embeber.
Ponto ziguezague:
É possível regular a largura e a altura deste ponto (distância entre pontos) que é utilizado principalmente para chulear os valores de costura.
Um ponto ziguezague estreito é ligeiramente extensível se o comprimento for o normal (aproximadamente 2mm) e serve para coser tecidos com elasticidade, por exemplo jersey e tecidos de malha.
Ponto elástico:
Serve para rematar elásticos e coser extremidades de elásticos sobrepostas.
Ponto cego:
Com este ponto e um pé especial na máquina é possível executar bainhas de modo a que não se fiquem a notar os pontos.
Costura tripla elástica:
Não só é elástica, como também é muito resistente. Utiliza-se em costuras que devam ter grande resistência como, por exemplo, a costura central das calças. Mas cuidado, como a costura é tripla, torna-se muito difícil de abrir de novo.
Sem comentários:
Enviar um comentário