terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Dicas - Corte do tecido

Antes de começar a talhar, prepare bem as várias fases do trabalho. 
Deixo-vos os termos técnicos mais importantes relacionados com o corte.

  • Passar a ferro antes de cortar: No geral, deve passar todos os tecidos a ferro antes do corte, os tecidos de lã ou com percentagem de fibras elásticas sempre por baixo de um pano húmido! Se o tecido estiver dobrado, passe ambos os lados. Não vinque a beira da dobra do tecido. Abra o tecido e passe também a zona da dobra.  A temperatura do ferro deve ser regulada de acordo com o material, quando comprar o tecido observe a etiqueta que acompanha o rolo. Dica: No caso do algodão e do linho existe o perigo e poder encolher. Para não sofrer uma surpresa desagradável quando lavar a peça de vestuário pela primeira vez, deve molhar o tecido antes de o cortar ou, eventualmente, secá-lo na máquina.
  • O tecido não pode apresentar-se torcido: Dobre o tecido ao meio, no sentido longitudinal, com as ourelas sobrepostas. Se o tecido se apresentar mais curto num dos lados por estar torcido, é necessário esticá-lo. Coloque as beiras do corte sobrepostas, agarre o tecido com as mãos e estique unindo no sentido longitudinal. Por fim, estique o tecido na diagonal, puxando pelos cantos opostos.
  • Ourelas: São as beiras laterais rematadas do tecido. Uma vez que as ourelas são sempre um pouco mais tesas e apresentam uma estrutura diferente relativamente ao resto do tecido, não devem ser incluídas no corte, nem mesmo como valores de costura.
  • Vinco do tecido: Quando um tecido é dobrado, forma-se uma beira dobrada = vinco do tecido. Se num molde,uma das beiras estiver identificada com a palavra "STOFFBRUSH" (vinco do tecido), esta beira tem de coincidir exactamente com a dobra do tecido.
  • Correr do fio: O correr do fio é decisivo para o assentar correcto da peça de vestuário. O correr do fio desenhado nos moldes corresponde ao feio da teia (fio longitudinal) do tecido e tem de correr paralelo à ourela. Prenda primeiro o molde, com alfinetes, apenas na extremidade superior do correr do fio desenhado. Meça a distância do correr do fio até à ourela e, em seguida, prenda a outra extremidade do correr do fio com um alfinete, de modo a que a distância relativamente à ourela se mantenha a mesma.
  • Preceito (direcção do padrão): Muitos tecidos têm preceito. Antes de se proceder ao corte, é necessário colocar todos os moldes sobre o tecido de modo a que as beiras inferiores fiquem todas voltadas na mesma direcção.
  • Correr do pêlo: Todos os tecidos que tenham uma superfície com pêlo como, por exemplo o veludo, o nicki, o veludo cotelé, o fleece, etc. possuem um correr do pêlo. Se passar com a mão sobre esses tecidos paralelamente à ourela, pode senti--lo. O pêlo do tecido assenta quando se passa a mão a "contrapelo". Nos tecidos com correr do pêlo, os moldes têm de ser colocados todos na mesma direcção sobre o tecido, ou seja, as beiras inferiores de todos os moldes ficam voltados para o mesmo lado. Regra geral para o corte: o veludo e o veludo cotelé fino são cortados contra o correr do pêlo, todos os outros a favor do correr do pêlo. O correr do pêlo é identificado com uma seta nos moldes.
  •  Valores de costura: Valores de costura com uma largura  regular facilitam mais tarde a costura. Pois, quando as beiras ficam sobrepostas, as costuras também ficam coincidentes. Assim, marque os valores de costura sobre o tecido, em torno dos moldes de papel, com uma régua e giz de alfaiate. Regra geral deixam-se 4cm para as bainhas e 1,5cm para todas as outras beiras e costuras. Pode afiar o giz de alfaiate gasto com uma faca.



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...