quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Dicas sobre a confecção em imitações de peles

Corte:
As imitações de peles são sempre talhadas ao correr do pêlo. Isto significa que, ao passar com as pontas dos dedos sobre a superfície do tecido, os pêlos ficam acamados sem oferecer resistência. Depois de confeccionado o correr do pêlo da peça de vestuário tem de correr de cima para baixo.

Imitações de peles com pêlo comprido: Este material deve ser talhado no tecido singelo, colocando os moldes de papel sobre o avesso do tecido. Marcar os valores de costura com giz de alfaiate ao longo das beiras dos moldes de papel. Para evitar pêlos soltos, cortar apenas o tecido, sem tocar nos pêlos. Separar as beiras puxando-as.

Desenhar os contornos de corte (linhas das costuras e das bainhas) com um lápis macio ou giz de alfaiate sobre o tecido. Para transferir as linhas e os sinais marcados nos moldes, colocar papel químico entre o tecido e os moldes e passar as linhas com uma esferográfica gasta ou as costas de uma faca.

As imitações de peles com pêlo curto podem ser talhadas com o tecido dobrado, ficando o direito voltado para dentro. Transferir os contornos dos moldes (linhas de costura e de bainha) e as marcações existentes nos moldes com uma roseta de picotar e papel químico sobre o avesso do tecido.

Confecção:
Sempre que possível cosa no sentido do correr do pêlo.

As partes em tecido não se deslocam durante a costura se forem colocados alfinetes transversais à costura, passando depois devagar com a máquina de costura por cima deles.

Utilizar alfinetes com cabeças de vidro e não de metal, de preferência os extra longos de 48mm de comprimento.

No caso de imitações de peles de pêlos muito compridos, puxe os pêlos presos nas costuras, com muito cuidado, pelo lado direito, utilizando um alfinete.

Se não alinhavar as partes sobrepostas e as prender simplesmente com alfinetes, pode ir empurrando os pêlos para dentro com uma tesoura fechada ou uma agulha de passajar, de modo a que não fiquem presos durante a costura.

Passar a ferro:
Regra geral: antes de passar a ferro, fazer um teste com um resto de tecido.

Evitar passar as imitações de peles e, caso seja necessário, fazê-lo pelo avesso, exercendo pouca pressão. Para que os pêlos não fiquem achatados, utilizar um pedaço de imitação de pele com pêlos como base na tábua de passar a ferro.

Não passar com ferro a vapor. Devido aos bocais do vapor, a pressão não é uniforme e os bocais podem ficar visíveis pelo direito sobre forma de pontos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...