Para que o tecido de malha mantenha a elasticidade, as costuras devem ser executadas com um ponto ziguezague estreito (comprimento do ponto aproximadamente 3mm e largura do ponto entre 0,5 e 1mm) ou com um ponto elástico especial para tecidos extensíveis. Para mais informações, consulte o manual de instruções da sua máquina de costura.
O ideal é chulear com uma máquina de costura com ponto "overlock" (ponto de remate industrial) com transporte diferencial, que não só chuleia com "limpeza" as beiras, mas também impede o seu alongamento. As linhas mais adequadas para agarrar o pesponto pelo avesso são as linhas sintéticas tufadas com elasticidade (à venda nas casas da especialidade).
Se não tiver uma máquina de costura com ponto "overlock", chuleie os valores de costura e de bainha com pontos ziguezague grandes. Se as orlas do tecido tiverem tendência para alongar, leve uma linha pelo avesso, sob o pesponto e volte a embeber as beiras de modo a ficarem com a sua medida original e, no final, assentá-las com o ferro.
Caso as beiras tenham tendência para enrolar, execute o chuleio aproximadamente meio centímetro acima das beiras. O ponto ziguezague de três pontos é o mais adequado.
Sem comentários:
Enviar um comentário