terça-feira, 2 de maio de 2017

Como calcular a quantidade de tecido

(imagem retirada do Google images)
Agora que me iniciei na costura de roupa tenho tido dúvidas quanto à quantidade de tecido que tenho de comprar para fazer as peças.
Ao ler O grande livro da costura encontrei umas indicações de medidas para algumas peças de roupa.
Deixo-vos as medidas pois pode dar-vos jeito, assim como me deu a mim.

(As indicações seguintes são para tecidos de 80,90 ou 1 metro de largura - largura simples- ou nos tecidos de largura dupla (1,30 ou 1,40m)

BLUSA COM MANGAS

Largura simples: 
Duas vezes o comprimento da blusa mais uma largura da gola, mais uma altura de manga, se esta for normal, ou duas alturas, se for bastante larga.

Largura dupla: 
Uma altura de blusa mais uma de manga

SAIA LIGEIRAMENTE "ÉVASÉE", DIREITA OU COM UMA PREGA:

Largura simples: 
Duas alturas.

Largura dupla: 
Uma altura.

CASACO DIREITO:

Largura dupla: 
Duas alturas de casaco mais uma de manga

CALÇAS:

Largura Simples: 
Duas alturas

Largura dupla:
Para os tamanhos 36,38, e 40, uma altura; 
Para os tamanhos 42,44 e 46, uma altura mais 30cm de acrescento.

VESTIDO DIREITO COM MANGAS:

Largura simples:
Duas alturas mais uma ou duas de manga, conforme a amplidão desta.

Largura dupla:
Uma altura para o vestido e uma para a manga

VESTIDO SEM MANGAS:

Largura simples:
Duas alturas.

Largura dupla:
Uma altura.



(Nota: Informação retirada d'O grande livro da costura)

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...