Hoje fiz a minha reunião de encerramento do mês.
Recebi o ordenado hoje e por isso a minha semana fechou três dias mais cedo.
O meu objectivo é conseguir casar as semanas do orçamento com as semanas do calendário. Durante este mês, consegui ir ajustando e acabei apenas com esta diferença de três dias.
Vou dizer-vos como faço.
Quando acaba o mês, eu faço uma reunião. Nessa reunião eu fecho as contas do mês, revejo a lista de objectivos do mês, avalio gastos e ganhos, avalio os talões do supermercado... enfim, avalio tudo e passo tudo a pente fino.
Aqui eu peguei em todos os talões do supermercado, os meus marcadores coloridos, as minhas canetas e o meu caderno financeiro.

A primeira coisa que faço é pegar numa folha em branco e escrever que é a reunião de encerramento do mês.
Depois começo a fazer o somatório das despesas da semana e o somatório das despesas por categoria. Assim encontro o total de despesas de cada categoria e o total de despesas mensais.
Depois volto à folha de orçamento e escrevo o valor real das despesas que orçamentei.
Com os valores certos no orçamento, faço a diferença entre os ganhos e os gastos.
Depois vou vendo as categorias onde baixei os valores ou onde subi. Aponto e faço comentários, traço objectivos para o mês seguinte de acordo com o que vou avaliando.
Também dou uma vista de olhos à folha onde tenho apontadas as despesas que tenho e onde vou marcando um visto, à medida que vou pagando cada despesa, ao longo do meses.
Gosto de rever os talões do supermercado. Gosto de ver em que pontos é que posso baixar esta despesa. Posso dizer que, este mês, ultrapassei brutalmente o meu orçamento. No próximo mês quero voltar ao trilho certo.
Nas restantes categorias, fiquei dentro do estipulado no orçamento e nas categorias que não fiquei, eram despesas que , apesar de estarem fora do orçamentado, estavam na minha cabeça.
Agora é acabar de fazer o orçamento de Novembro e preparar a reunião do próximo Domingo.

Também sou muito rigorosa e organizada com as minhas finanças.
ResponderEliminarCada gasto e despesa é apontado na agenda, revisões semanais de acompanhamento do orçamento mensal, reuniões mensais para criar orçamento do mês seguinte e rever o anterior...
E gosto muito do método de envelopes para as poupanças anuais. Assim vou poupando um pouco todos os meses e não tenho meses mais difíceis que outros.
Olá,
ResponderEliminarSim, é verdade. Este método ajuda-nos bastante na gestão do orçamento.
Acho as reuniões extremamente importantes porque me ajudam a manter o foco e a manter a organização. Eu faço reuniões semanais e, às vezes quando necessário, faço uma reunião extra a meio da semana. Nem que seja para apontar algum tópico que quero tratar na reunião seguinte.
Dividir as despesas anuais, faz com que não "doa" tanto.
Um dos próximos objectivos é acumular o dinheiro do seguro do carro. Eu pago o meu seguro mensalmente mas, pagando anualmente consigo poupar mais uns trocos.