Acho que hoje venho falar de um tema que já falei aqui no blog, mas não tenho certeza.
Hoje venho falar-vos sobre a "reunião semanal".
Todas as semanas tiro cerca de uma hora para fazer uma reunião comigo mesma.
Pego no meu caderno financeiro, na calculadora, nas minhas canetas e sento-me. Naquela hora sou apenas eu e o meu caderno.
Tenho a folha onde aponto os meus gastos diários. Aponto a data, a despesa, a categoria, o valor, a forma de pagamento e o valor acumulado. Conforme aponto a despesa, vou sublinhando com a cor correspondente.
Na reunião semanal, somo as despesas de todas as categorias.
Como sublinho as despesas com cores diferentes, de acordo com a categoria a que pertencem, torna-se mais fácil fazer o somatório.
Depois vou apontando aqui.
Em cada semana, em cada categoria... No final do mês sei exactamente o que gastei em cada categoria, em cada semana e o acumulado do mês.
É mais fácil de eu me gerir.
Nesta reunião eu avalio cada despesa que fiz, as despesas que ainda tenho de fazer durante as semanas seguintes e o dinheiro disponível para cada categoria...
Também costumo fazer apontamentos do que quero fazer na semana seguinte.
Tenho umas folhas em que aponto todos os assuntos que trato na reunião.
No fim da reunião, costumo deixar um espacinho para escrever os assuntos que quero tratar na próxima reunião. Isto é, às vezes durante a semana, surgem alguns problemas ou ideias. Eu abro o meu caderno e escrevo o assunto que quero abordar na próxima reunião.
Foi assim que consegui deixar de massacrar a minha cabeça diariamente com outros assuntos. Não é deixar para depois, é gerir os nossos assuntos de maneira a serem tratados naquele dia e naquela hora.
Passei a saber que tenho uma hora especifica para tratar dos problemas e para fazer a minha organização da semana, traçar objectivos para a semana seguinte.
Se o meu caderno é bonito de se ver? não, não é... mas funciona para mim e isso é o que importa. Esta foi a organização que eu percebi que funcionava para mim.
A minha folha de orçamento acaba o mês cheia de apontamentos nas margens da folha, com etiquetas coloridas, em forma de bolinhas, que me ajudam a ver com mais facilidade quais foram as despesas em que fiquei abaixo do orçamento, dentro do orçamento ou fora do orçamento, ou até cheia de corrector de despesas que foram mudando.
Se vai funcionar daqui a um ano ou dois? não sei, por enquanto é a que tem estado a funcionar, afinal nós estamos em constante mudança. Os nossos interesses vão mudando e nós, humanos, somos um ser adaptativo. Às vezes existem coisas que deixam de funcionar para nós.
Eu costumo apontar os meus gastos diariamente. Guardo todos os talões das compras e, quando chego a casa, aponto na folha de controlo. Só faço somas na reunião da semana.
Gosto de fazer a reunião ao Domingo. Eu trabalho aos Domingos, mas gosto de encerrar a semana neste dia.
E vocês, como é que se organizam?


Sem comentários:
Enviar um comentário