quarta-feira, 21 de agosto de 2024

O que utilizo para me organizar mensalmente

 

Estas são as folhas, básicas, que eu utilizo para me organizar mensalmente. 
Todas as folhas foram tiradas do site The Budget Mom
Para começar a planear o mês, eu utilizo:
  • Uma folha de orçamento mensal: Nesta folha aponto todos os ganhos que vou tendo ao longo do mês. Ordenado, Cartão refeição, pagamento de transportes, etc. Também aponto todas as despesas planeadas, divididas em despesas fixas, despesas variáveis, dívidas e poupanças (noutro post aprofundo esta folha).
  • Uma folha de planeamento mensal: Nesta folha aponto todas as despesas que sei que vou ter ao longo de cada dia do mês, assim como o dia dos recebimentos e respectivas quantias.
  • Uma folha onde aponto todas as despesas: Nesta folha aponto todas as despesas que tenho. Aponto a data, em quê que gastei, qual a categoria da despesa, valor e valor acumulado de todas as despesas.
  • Uma folha mensal onde assinalo os dias em que não gastei dinheiro: Nesta folha assinalo os dias em que não gastei dinheiro. Tenho excepções... Imaginemos que no dia 5 me sai o seguro do carro, mas que não gastei dinheiro em mais nada. Assinado esse dia como não tendo gasto dinheiro, porque é uma despesa que já tenho planeada. Se for uma despesa que não esteja contemplada nos meus envelopes, conta como despesa. Assim como cafés, gelados, roupas, etc.
  • Uma folha de hábitos: Todas as semanas crio ou continuo um hábito novo. Imaginemos que quero começar a criar o hábito de todos os dias apontar as minhas despesas no meu dossier de Agenda financeira. Escrevo o hábito e pinto a estrelinha respectiva. 
  • Uma folha de Balanço semanal: No fim da semana, quando faço a minha reunião semanal, preencho esta folha. Escrevo os pontos altos da semana, os objectivos da próxima semana, as coisas que eu aprendi durante a semana, as coisas que eu quero melhorar, as coisas pelas quais sou agradecida e o que não funcionou na semana. No fim, dou uma nota entre um e cinco à semana.
  • Uma folha de agenda Semanal: Esta folha funciona como uma agenda semanal normal, mas onde me foco apenas nos objectivos daquela semana em específico. Aqui escrevo todas as tarefas financeiras que tenho para fazer durante a semana, e algumas notas também.
  • Uma folha de Ementa Semanal: Criar uma ementa semanal também ajuda no orçamento doméstico. Sabendo de antemão o que vamos cozinhar, ajuda-nos a fazer compras de supermercado planeadas e aproveitar comida que tenhamos no frigorífico ou congelador. Ao mesmo tempo, também nos ajuda a poupar pois só compramos o que realmente está em falta para aquelas refeições. (não quer dizer que não se possa trocar a ordem das refeições ou trocar uma refeição à última hora.

Também utilizo outras folhas para me organizar, mas essas ficam para outro post. As outras folhas, são folhas de registo de despesas anuais, desafios, etc. e quero mostrar em outro post.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...