terça-feira, 20 de agosto de 2024

A minha carteira para o sistema de envelopes

 


Apresento-vos a minha carteira.
É uma Filofax e o modelo é o Pocket Active.
Encontrei numa papelaria perto de mim e deve ser daquelas coisas que lá estavam paradas aos anos (as bolsas e as folhas têm data de 1998 e 2004.
Estava num cestinho de promoções e custou-me 10€. Andei a pesquisar preços e a mais barata que encontrei, usada, custa 35€. Esta era nova.
Também lá estava uma Filofax modelo "chino Mini", mas já tenho uma desse tamanho e eu andava à procura de uma que tivesse divisórias. Esta Active Pocket foi mesmo um achado, as argolas estão sem ferrugem e a parte de fora não tinha sujidade alguma.

Gostei deste modelo para usar como carteira porque tem fecho de correr. 
Assim não corro o risco de perder papéis ou cartões.

Ainda gostei mais quando abri! Tem espaço para 5 cartões, um deles é de rede, um bolsinho com fecho de correr, as argolas são largas, trouxe folhas...
No fundo, tem um bolsinho de rede e uma presilha para guardarmos uma caneta.
Também trouxe uma régua/separador e uma bolsinha transparente, que tem espaço para quatro cartões (mas cabem oito).

Eu adaptei estas bolsinhas transparentes, que tinha comprado para a minha Filofax Saffiano (Personal).
Cortei à medida necessária e fiz a furação que faltava para conseguir colocar nestas argolas.
As notas cabem direitinhas, sem precisar dobrar.
Para escrever as categorias, usei fita cola de papel. É rasgável e, como tem pouca cola, posso colar e tirar quando quiser trocar alguma categoria.

Neste momento, as categorias dos meus envelopes são:
  • Meu: Dinheiro que uso para comprar alguma coisa para mim. 
  • Banco: Envelope onde tenho o meu cartão do banco e algum dinheiro que queira depositar.
  • Supermercado: Dinheiro para gastar nas compras. Seja alimentação, produtos de limpeza ou higiene.
  • Gasolina/Transportes: Onde guardo o dinheiro do passe, comprovativo de carregamento e dinheiro para gastar em gasolina.
  • Comer fora: Onde guardo o dinheiro para ir almoçar ou jantar fora, com a minha princesa ou alguma amiga.
  • Saídas: Dinheiro que uso quando vou sair e vou ao café ou comer um gelado.
  • Sadaqah: Neste envelope quando o dinheiro que uso para comprar comida e/ou ajudar alguém que precise e encontre na rua.
  • Beleza: Envelope onde coloco o dinheiro para fazer a manicure, pedicure e/ou depilação.
  • Filha: Aqui guardo o dinheiro que utilizo quando saio com a minha princesa e ela quer alguma coisa.
  • Farmácia: Faço dois inaladores, então neste envelope guardo a quantia necessária para a compra desses inaladores, quando preciso.
  • Diversos: Dinheiro que uso para alguma despesa não estipulada. Parque de estacionamento, portagem, alguma necessidade de última hora, etc.
Junto a cada envelope, eu uso uma folha para apontar as despesas de cada envelope. Assim não corro o risco de me esquecer de alguma despesa.
Quero ao máximo controlar todas as minhas despesas e ter noção para onde vai cada cêntimo. É um passo extremamente necessário para os meus objectivos.


Este Filofax trouxe ainda seis separadores, um mapa mundial e no verso um mapa mundial com as horas de cada zona, separadores de lista telefónica com as respectivas folhas para escrevermos os números e os endereços e ainda trouxe uma bolsinha transparente com abertura superior, onde podemos guardar outras coisinhas. (Esqueci-me de tirar foto)


E vocês, usam o sistema de envelopes? Têm alguma carteira especial ou organizam-se de outra maneira? 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...