quinta-feira, 6 de maio de 2021

Problema com o corte de linha automático da Jack A4

A Jack A4 vem com um sistema integrado com um sistema de corte de linha automático.
Sistema esse que tem um tensor onde se pode regular o tamanho da ponta de linha que sobra depois do corte ( é aquela "rodinha" pequenina cinzenta ao lado do guia fio à direita).


Pois bem, no outro dia eu estava a ter problemas com esse sistema de corte. quando eu dava o retrocesso final e a máquina fazia o corte, a linha fugia... Parecia que a linha estava a ser cortada demasiado rente e que por isso fugia da agulha e dos guia-fio anteriores à agulha.
Já tinha tentado mexer no tal tensor que regula o comprimento da linha que sobra depois do corte e nada! A linha continuava a fugir.
Já estava a ponto de ligar para o senhor que me vendeu a máquina porque pensava que o problema era da máquina, quando me lembrei de expor o meu problema num grupo de costura no Facebook.
No meio de muitas supostas causas para o problema uma menina respondeu que o problema poderia ser da linha e não da máquina, que linhas de má qualidade podem dar este problema.
Foi o que aconteceu comigo. Troquei a linha e, subitamente, começou a sobrar linha de tamanho suficiente, após o corte, para não escapar da agulha.
Aqui a foto com o pedacinho de linha que sobra, após o corte: 

Fica a dica, quando a vossa máquina der algum problema, experimentem sempre trocar a linha antes de pensarem que o problema é da máquina e de a levarem a um técnico. 



2 comentários:

  1. Olá Deo. Fiquei literalmente perplexo quando soube que tinha comprado uma Jack A4. Significa que "isso" da costura é a sério. Parabéns! Adquiriu uma das melhores máquinas retas da atualidade. Quanto ao problema da linha, isso aplica-se a quase todas as boas máquinas. Sem boa linha e sem muito boas agulhas as boas máquinas produzem falhas intrigantes. Cuidado com os dedos porque essa máquina é muito comilona. Eu tenho uma versão muito velhinha de uma máquina reta e com a qual estou muito contente; a OLIVA CL55. Penso exatamente como a Deo. Para alguns pontos decorativos recorro à minha Singer 2282. Para outros pontos e costuras recorro à minha OLIVAmatic CL50 com 9 discos padrão. Com a Jack A4 e com uma corta e cose (ultralock) faz tudo e mais alguma coisa. Mais uma vez, Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, é verdade, as máquinas costumam ser bastante esquisitas com as linhas que usamos. Não estava à espera que o problema fosse a linha porque costumava usar a linha daquele carretel noutras máquinas e nunca tinha acontecido.
      Esta máquina é bastante comilona, mas eu diminuí a velocidade enquanto me habituo a ela.
      ainda não sei bem onde é que vou pôr a minha oliva porque aqui, na minha nova varanda, o espaço é apertado.
      A Oliva é um verdadeiro tanque de guerra. Aguenta tudo e um par de botas (ainda por cima faz ponto reto e zigzag).

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...