sábado, 7 de janeiro de 2017

Rotinas e planeamento no atelier

Quem trabalha em casa sabe que é importante criar rotinas e planear as nossas tarefas para que possamos gerir bem o nosso tempo.
É extremamente fácil misturar as tarefas domésticas com as tarefas do atelier, e depois chegamos ao fim do dia e percebemos que não fizemos nada das tarefas domésticas nem das tarefas do atelier.
Para acabar com esse problema eu fiz um planeamento/horário do meu tempo (semelhante ao que tinhamos na escola)

Para começar, fiz um horário. Fiz as colunas com os dias da semana e uma coluna com as horas.
Escolhi a hora para o meu horário começar e, a partir daí, fiz intervalos de hora a hora, até à hora que escolhi para acabar o meu dia de trabalho.

Depois apontei as tarefas fixas (Horas de almoço por exemplo; também podem apontar as horas a que têm de ir levar/trazer as crianças, etc) e os dias que querem ter folga.
A partir daí fui preenchendo as horas com as tarefas, por exemplo:

  • Atelier: Costurar, arrumações, planeamento de peças e rascunhos, etc
  • Vídeos: Planear vídeos, gravar, editar, etc
  • Casa: Arrumações, limpezas, etc
  • Internet: Tratar das redes sociais, fazer pesquisas, responder a e-mails, etc
Resolvi controlar o tempo de internet. Perdia-me muito e chegava ao fim do dia desmotivada porque não tinha produzido nada de jeito. Assim sei que tenho aquelas horas reservadas para estar na internet sem preocupações.

Ao planear o meu tempo, criei rotinas e com isso parei de me preocupar pois sei que tenho tempo para tudo seja uma tarefa doméstica ou laboral.
Claro que pode haver um dia ou outro em que tenha de trocar uma ou outra tarefa, mas ter um planeamento ajudou-me muito.

E vocês, como se organizam?


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...