Em Abril, um amigo ofereceu-me uma máquina de costura Oliva modelo CL50 (Olivamátic). Esta máquina, além do ponto reto e zig-zag, faz diversos pontos automáticos (decorativos) mediante a colocação de discos.
Para não estar sempre a ir ao manual de instruções ver qual o disco a inserir na máquina para fazer o ponto decorativo escolhido, as larguras, comprimentos e testar num pedaço de tecido para ver se o ponto estava a meu gosto, apontei no meu caderninho da costura os pontos que gosto.
Fui testando os pontos num pedaço de tecido e quando encontrei o tamanho que gostei, apontei o disco, o comprimento e largura do zig-zag e cortei o bocadinho de tecido em que estava o ponto e depois foi só colar com fita cola.
Assim ficou mais fácil escolher o ponto e sei exatamente como vai ficar o ponto.
Apontei num caderno A4 os vários pontos:
Aqui mais em detalhe:
Nota: claro que continuo a testar o ponto antes de o fazer no tecido definitivo pois, dependendo do tecido e da grossura do trabalho, o ponto pode necessitar de ser ajustado.
Ihihihih nós as das costuras somos todas muito parecidas! 😅
ResponderEliminarFiz o mesmo com os discos de pontos da minha Singer e com os pontos da corta-e-cose (overclock)da Silvercrest! 😜🙋😜🙋😜🙋 😊😊😊😊😊😊
Para mim é mais fácil. Basta-me ir ao caderno e vejo logo o ponto que me interessa :)
ResponderEliminarYéeeeessssss! Faço o mesmo!🙌
ResponderEliminar